quarta-feira, 13 de novembro de 2013

As três valências essências para um bom time de futebol

Não é de hoje que um bom time de futebol precisa ter equilíbrio, tanto na parte tática como na parte técnica. Estamos cansados de ver jogadores medianos jogando em times de grande expressão do futebol mundial, em seleções de auto-nível e disputando os mais diversos torneios importantes do mundo.

Trazendo para a nossa realidade, que é o AVAI, desde o início contestamos a montagem deste elenco. Quando as coisas acontecem e as vitórias aparecem, muita coisa passe despercebida. O TALENTO/QUALIDADE, FORÇA E VELOCIDADE são pré-requisitos básicos para ter um time competitivo e de qualidades.

Conseguimos juntar em um mesmo time 4 jogadores de talento reconhecido, com farto mercado de série A e que hoje fazem parte de nosso elenco. Cléber Santana, Marquinhos, Eduardo Costa e Diego fariam parte de qualquer elenco de times do Brasil. Se seriam titulares absolutos é outra conversa, mas tratando-se de série B são muito acima a média.

Com relação a força temos poucos jogadores que tem como principal características essa valência importantíssima, talvez Cléber Santana seja o que mais se sobre saia  nesse quesito. Juliano (que jogou as últimas partidas) e Betinho também conseguem de alguma forma usar a força como arma. Reis e Beto de quem esperávamos muito não sabem usar a força que tem, são facilmente desequilibrados e desarmados pelos adversários.

Com relação a velocidade, que é outro quesito importante, ai é que o bixo pega. Arlan que era a válvula de escape pelo lado direito e a saída rápida para o ataque esta machucado, e desde então ficamos órfãos. Aélson é outro que tem a velocidade como característica principal joga duas partidas e na outra esta lesionado. Estamos em Novembro e não consegue terminar uma partida inteiro se quer, tem sérios problemas físicos. 

Betinho e Marcio Diogo também tem alguma velocidade, assim como Luciano que não sabe usa-la. Tauã não tem caraterística definida e Alex Reinaldo corre para tudo quanto é lugar. Ricardinho é um jogador sub-15 jogando no meio de profissionais.

Para finalizar o elenco do AVAI tem o que é mais difícil de encontrar na maioria dos times, o talento e a qualidade. Mas peca muito pela pouca força e quase nenhuma velocidade. Enquanto nossos jogadores talentosos conseguiram e foram resolvendo os jogos, o AVAI manteve-se brigando pelo acesso, mas é bom lembrar que futebol é coletivo, portanto é necessário mais do que 3 ou 4 jogadores talentosos para alcançar os objetivos. O elenco do AVAI foi mal montado, infelizmente esta ficando claro na reta final do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário